terça-feira, 22 de junho de 2010

Rflexão sobre o filme Avatar - Ana Andrade - CLC - NG5 - DR4

Avatar é um filme de ficção científica.


A acção passa-se em Pandora, uma das luas de um planeta, a 4 milhões de anos-luz da terra. Pandora é habitado pelos Na'vi, parecidos com humanos, mais altos, resistentes, são bioluminiscentes, etc.....
O plano é utilizar seres humanos e fundi-los com corpos de Na'vi criados em laboratório, para aprender os costumes deles. Um dos humanos escolhidos para ser essa fusão, chamada Avatar, apaixona-se pela vida em Pandora e por Neytiri, uma importante Na’vi.tem de escolher entre voltar à Terra ou ficar em Pandora.
A história desenrola-se entorno da trama de um ex-combatem, Jake Sully. Ele perdeu os movimentos da perna em combate e agora tem mais ânimo para lutar. Após algum tempo nessa vida depressiva ele encontra oportunidade de voltar a aventurar-se no distante planeta Pandora, na verdade uma lua de um grande planta gasoso. Lá os seres humanos estão a procura de ricas minas de um poderoso minério que revoluciona a produção de energia. O planeta é habitado por uma raça humanóide chamada Na’vi, além de ser extremamente venenoso para os seres humanos e cheios de uma bela e perigosa fauna e flora nativa. Os Na’vi não gostam nenhum um pouco dos humanos e seu carácter extractivista e lutaram por todos os meios para expulsar as mineradoras terráqueas. No entanto, Jake, que vai par lá para explorar o planeta acaba dividido entre os interesses exploradores da raça humana e a auto-defesa dos Na’vi. Avatar, o título do filme, se deve ao fato de que Jake para caminhar pelo planeta alienígena tem que transmitir sua consciência para um corpo de um Na’vi, que é seu Avatar naquele planeta.



O termo avatar deriva do sânscrito “ avatãra ”, e significa encarnação de um espírito numa forma material. Dentre as lendas hindus, que enchem de significado o termo, está a que o coloca como meio material de comunicação entre os deuses e os terrestres, podendo o avatar existir em diversos mundos, sem limites temporais e espaciais.
Por estas peculiaridades e analogamente, o termo passou a ser utilizado para denominar a representação gráfica de um usuário de realidade virtual.
Em resumo, posso dizer que o avatar é como o principal ponto de acesso, para a criação da identidade digital social.
Definido o termo, passemos às razões que norteiam a criação de um avatar:
O desejo de que o avatar se pareça com o corpo real; o desejo de expressar-se artisticamente; o desejo de aproximar-se de alguém ou de alguma coisa que se admira; o desejo de ter uma aparência diferente da real; o desejo de se adequar ou não à moda; usá-lo como disfarce com a finalidade de iludir ou surpreender.
Definido e justificado, podemos delinear os nossos próprios motivos, nossas próprias expectativas relativas à produção do avatar perfeito, para cada um de nós.
Aquele avatar que vai exprimir aquilo que realmente queremos, num dado momento da nossa experiência em um universo virtual, considerada a temporalidade do nosso querer, vão construí-lo, passo a passo.

Sem comentários:

Enviar um comentário