segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Mass Media - Nélio Freitas

1- As modalidades de divulgação dos bens culturais são: a televisão quer por via televisão digital terrestre quer via cabo quer via satélite, a Internet, a rádio, os jornais, as revistas (imprensa escrita).



2- Na minha opinião a televisão continua a liderar o topo das preferências das pessoas para se informarem do que se passa no mundo de seguida aparece a Internet que por ter um campo mais abrangente de informação, dá-nos conhecimentos mais alargados sobre os assuntos do nosso interesse, os jornais tem o seu interesse porque são feitos relatando os acontecimentos mais ao pormenor e com mais confiança na informação visto terem mais tempo para a confirmarem, de seguida a rádio porque tem um papel de informação e de cultura muito próximo e importante porque a informação chega-nos embora estejamos ocupados com outras coisas e só ouvimos o que nos interessa, finalmente as revistas porque tem um papel importante na divulgação dos eventos sociais e na vida privada de algumas pessoas.



3- As campanhas publicitárias influenciam e muito a divulgação da cultura porque vemos os orçamentos milionários que as grandes empresas pagam aos media para que seja passada a sua mensagem e consigam vender mais o seu produto. Hoje em dia, o marketing tem estratégias delineadas e púbico alvo para campanhas que levam as pessoas a serem por vezes manipuladas pelos media e a terem sonhos por vezes demasiado altos que levam a ruína financeira, familiar e a atitudes de desespero. A televisão continua a ser o expoente máximo visto ser de fácil acesso e, por tradição, junta toda a família ao seu redor logo é um excelente meio de divulgação dos grandes acontecimentos. A Internet adquiriu nos últimos anos uma enorme série de seguidores e aí podemos encontrar toneladas de informação nos mais variados contextos. A restante imprensa escrita e a rádio têm um papel importante nomeadamente na informação desportiva e de carácter mais local. Na minha opinião os media deveriam ser mais controlados de forma a não iludirem tanto a sociedade com operações de charme enganosas. Naturalmente os acontecimentos culturais quanto mais divulgados nos media melhor vejamos o caso das televisões que tem programas direccionados especialmente para a cultura como o Cartaz das Artes o antigo Acontece, e ainda a divulgação para o exterior com programas temáticos para as comunidades no estrangeiro que já agendam as suas férias para as ocasiões que são publicitadas antecipadamente.

Elaborado por: Nélio Freitas

Cultura Língua e Comunicação


NG5 - TIC
DR3 - Media e Informação
Turma S2

Data: 11/05/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário