segunda-feira, 7 de junho de 2010

Os Mass Media - Ana Andrade

NG5-TIC

DR3 MEDIA E INFORMAÇÃO:

1-Os principais meios de comunicação de massa nas sociedades contemporâneas são:

A Televisão, a rádio, a internet, os jornais e as revistas (imprensa escrita).

 
2-Televisao
 
Se hoje a cultura de muitos países são para nós conhecidos, isto deve-se ao grande contributo que a televisão tem dado para a divulgação de culturas. Todos os dias nos chegam em casa através de televisão vários documentários que nos mostram os aspectos da vida quotidiana de diversos povos. Assim podemos ter uma noção de como essas pessoas vivem, quais os seus costumes, tradição e outros aspectos das suas culturas.

Se formos comparar a televisão com os outros meios de comunicação social vemos que ela tem muitas vantagens em relação as outras.

Por exemplo, em relação à rádio, ela oferece uma componente visual, imagens, que é muito importante na interpretação do contexto da informação, em relação aos Jornais é mais cómodo, mais barato e para alem disso temos o movimento das imagens e também o som. Embora hoje em dia, temos uma fonte inesgotável de informação que é a Internet, onde se pode encontrar todo o tipo de informação e que possibilita escolher o tipo de informação que queremos aceder, o que constitui uma vantagem sobre a televisão.
 
Há vários tipos de sistemas de teledifusão:

Televisão terrestre

Ntsc, pal, pal-m, pal2,secam usando o sinal analógico

Dvb,atsc,isdb usando sinal digital

Sistemas de transmissão do som

Nicam,mts

Via satélite usando sinal digital ou sinal analógico

Tv a cabo

Há tanto o sistema analógico quanto digital.

Novas tecnologias: televisão digital (dtv) televisão de alta definição

(hdtv) pay-per-view-web tv-programação sob encomenda.



Rádio

É o primeiro mass media electrónico e, no que se refere aos géneros radiofónicos, eles começaram por ser uma extensão ou um reaproveitamento da literatura e da imprensa escrita, com actores do teatro a interpretar, em adaptações para a rádio, obras literárias. Este mass media era considerado um complemento e um substituto do jornalismo escrito.

A rádio depressa se tornou no aparelho que todas as famílias possuíam nas suas casas: era uma companhia, um meio de informação, uma distracção. Ela ocupava um lugar central nos lares, ficando exposta na sala e, um pouco à semelhança do que se passou - e passa ainda hoje - com a televisão, era rodeada por todos os membros da família, que ouviam as emissões pelo serão adentro.

A rádio possui uma grande capacidade de envolver as pessoas, através da sua profundidade emocional em certos casos, ou com o tom impactante, devida sua transmissão. Podemos perceber pela quantidade de pessoas na sociedade actual que ouvem rádio de forma portátil, que este meio sofreu grandes mudanças, mas jamais perdeu sua credibilidade. O rádio com seus conteúdos passados de forma única consegue fixar mais as informações e suas ideologias do que um livro.



A internet
 
A internet é uma das mais importantes invenções do último século.

Desengane-se quem pensa o contrário, mas realmente a internet assumiu proporções gigantescas, a todos os níveis. Quer social, económico, cultural.

Sendo neste momento um dos mais importantes veículos de comunicação nacional e internacional.

Basicamente a internet serve para efectuar troca de informação, aprendizagem, acesso rápido a bibliotecas digitais e acesso a documentação do nosso interesse, disponível na rede.

Desde sempre a procura de emprego preocupa a população.



Os jornais:

Hoje, os jornais diários são mais utilizados como fontes extra para a interpretação e contextualização da informação veiculada pelos outros mass media, sobretudo a televisão.
A sua importância é inegável, e não podem ser substituídos pela televisão: os jornais contêm muito mais informação, relatada de uma forma mais aprofundada; eles cobrem mais acontecimentos do que a televisão, pois, contrariamente a esta, o seu objectivo é informar e não entreter.


 
3- O consumo de produtos e serviços se deve, em grande parte, à estratégia de divulgação adoptada pelas empresas e instituições para despertar o interesse das pessoas. Para isso, o profissional de publicidade e propaganda usa técnicas para criar e manter a boa imagem de produtos, serviços, empresas e pessoas. Ele trabalha com texto, sons e imagens. Tem de pesquisar muito sobre público-alvo, mídia adequada e formas de abordagem, estratégias de venda e de contacto com o cliente. Por ser uma das variáveis que movimenta a economia, a publicidade tem um importante papel.

O reconhecimento na área vem quando, além de ser comentada, uma campanha cumpre seu objectivo: estabelecer a marca ou elevar as vendas.

O trabalho se divide em um tripé: atendimento (quem faz o meio de campo entre a agência e os interesses e as metas do cliente); criação (que bola as peças publicitárias); e mídia (que define o público-alvo, o meio de comunicação, o veículo, o dia e horário da divulgação - em caso de TV ou rádio - ou quais títulos de revista ou jornal em que as peças serão publicadas).



Pesquisa realizada por:

Ana Andrade, n.º 3

Turma S2

11/Maio/2010
 

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