terça-feira, 27 de abril de 2010


Na secção de CLC, o professor Paulo Lopes passou um filme sobre a invenção do computador. Nesse filme havia um documentário muito importante de 1992 que falava sobre William Shanks que calculava números à mão, e de Charles Babbage que não se conformando com o erro humano desenvolveu o motor da diferença, o primeiro motor mecânico. Cem anos mais tarde, o engenheiro alemão Konrad Zase construiu o Z1, o primeiro computador de aplicação genérica funcional usando contagem de binária com relés de telefone.
Actualmente, podemos dizer sem o computador, “o mundo para”. Com o crescimento da população e o desenvolvimento do capitalismo surge novas necessidades para o ser humano. Armazenar quantidades de dados e informações é um grande desafio. Com a informática realizamos trabalhos de pesquisa interdisciplinar, visando, conhecimento e técnica.
Com o computador encontramos pessoas, fazemos amigos, criamos laços de amizade, tiramos dúvidas, comunicação à distância. Também é possível ver todo o tráfego aéreo mundial em tempo real (altitude, velocidade, destino etc.). Na Bolsa de Valores podemos verificar uma mudança positiva, esta acaba de ficar dez vezes mais rápida que a anterior, a função da nota Interface é inserir, modificar e cancelar ofertas no MEGABOLSA. Na Banca também podemos assistir a um elevadíssimo progresso tecnológico, porque como todos nós sabemos, não podemos depositar ou levantar dinheiro sem estar o computador a funcionar.
Enfim, podemos dizer, estamos totalmente dependentes dos meios de comunicação social, especialmente o computador.

CLC – NG5 – DR2

Trabalho elaborado por:

Ana Lídia Mendes de Freitas n.º 16

Sem comentários:

Enviar um comentário