terça-feira, 27 de abril de 2010

A Evolução do computador



O computador nasceu com a II Guerra Mundial, nos E.U.A. A Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveu o MarkI, um gigante electromagnético em 1944. MarkI ocupava 120 m³, com milhares de redes. O MarkI conseguia multiplicar números de 10 dígitos em 3 segundos.
Em segredo, o exército também desenvolvia seu computador, e este só usaria válvulas. Seu objectivo era calcular as trajectórias de projécteis com maior precisão. Os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly projectaram o ENIAC: Eletronic Numeric Integrator and Calculator. Com 18000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo. Porém só conseguia ficar pronto em 1946, ou seja vários meses após o final da guerra.
Em 1947, um grupo de Stanford inventou o Transístor. Usando elementos semicondutores, os transístores funcionam como chaves, porém são menores, mais rápidos, não esquentam, duram mais e consomem menos energia que as válvulas. Começaram a surgir os primeiros computadores transistorizados.
Daí surgem os "Circuitos Integrados", uma infinidade de transístores fabricados em uma única pastilha. Nos anos 60 surgiu o microcomputador, era do tamanho de uma escrivaninha. Nos anos 70 o microcomputador era bem menor, do tamanho que fosse desejado. Actualmente há computadores que cabem em uma caixa de fósforo. Nesta época grandes computadores conhecidos como mainframes tornaram-se muito poderosos. E não podemos esquecer dos super computadores que calculam a velocidades superiores a 500 mips( milhões de instruções por segundo).

CLC – NG5 – DR2

Trabalho elaborado por:

João Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário