terça-feira, 27 de abril de 2010

A máquina que mudou o mundo e a evolução dos computadores:


A Máquina que Mudou o Mundo é o maior o mais completo documentário sobre a história da computação já produziu, mas desde o seu lançamento em 1992, ele se tornou praticamente extinta.
O documentário “A Máquina que Mudou o Mundo” estava quase perdido, mas foi salvo de algumas cópias em VHS e é impressionante.
O primeiro episódio começa falando dos computadores em um tempo em que eles ainda eram pessoas que anotavam seus cálculos no papel.
O documentário também fala sobre o
ENIAC, o primeiro computador eletrônico do mundo, que foi feito para ganhar a guerra, mas só ficou pronto depois do final dela, e não deixa de citar o outro lado desta história com Konrad Zuse, inventor do Z1, o primeiro computador funcional e da primeira linguagem de computador de alto nível.
Há exactamente 63 anos foi anunciado a criação do primeiro computador do mundo sendo digital electrónico.
O computador começou a ser fabricado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m2 de área construída e ficava alojado em uma sala de 9m por 30m, possui exactamente 17.469 válvulas, 70 mil resistências, 10 mil condensadores, 1500 relés e emitia cerca de 200 KW de energia.
Em sua época ele era considerado “mais rápido do que o pensamento”, era o que dizia os repórteres da época e conhecido como a máquina que mudou o mundo. Ele representou até então um grande passo para o avanço da informática.
A tarefa exigia tanta paciência que os homens se negavam a exercê-la e apesar de ter recebido inúmeros elogios da comunidade científica durante anos elas foram malvistas pela sociedade e pelos próprios colegas de trabalho.

Breve resumo das gerações dos computadores:
1ªGeração: Os computadores dessa época eram gigantescos e consumiam muita electricidade, continham mais ou menos 17 mil válvulas.2ªGeração: Foi inventado o transístor, logo as válvulas foram substituídas por eles, por serem bem menores e consumia menos energia.3ªGeração: Surge, os circuitos integrados, que uniam transístores, capacitares e outros componentes electrónicos em um único componente.·4ªGeração: Nessa geração que os computadores começam a chegar nas casas, tinham microprocessadores e ficaram ainda menores.5ªGeração: Ai entra os super computadores, inclusive o da NASA e a robótica.
Desde os anos 60 os computadores vem revolucionando o mundo, naquela época era muito usado para fazer cálculos complexos, hoje eles tem diversas utilidades principalmente com os sistemas embarcados. Eles são usados nas mais diversas áreas, veja algumas delas: nós negócios, na medicina e na saúde pública, na educação, na ciência, na arqueologia, na engenharia e arquitectura, na manufactura, na área legal, no cumprimento da lei, no governo, nas forças armadas e no entretenimento. Os computadores revolucionaram todas estas áreas, mas vale ressaltar, negócios e na educação. Com a chegada dos computadores os negócios ficaram mais práticos, principalmente no comércio, com a implantação do e-commerce as vendas ficam mais acessíveis, posso citar vários exemplos como Submarino, Americanas, Mercado Livre e podemos fazer compras até no exterior, ThinkGeek, Deal extreme, eBay entre outras lojas. A educação se tornou mais dinâmica quando os computadores se popularizaram, os meios de pesquisa aumentaram e consequentemente o aprendizado melhorou.


Trabalho elaborado por : Ana Andrade nº3 S2

Sem comentários:

Enviar um comentário