terça-feira, 27 de abril de 2010

A MÁQUINA QUE MUDOU O MUNDO


Nas passadas sessões de CLC assistimos ao documentário com o título acima mencionado que nos levou a conhecer a evolução do computador desde os primórdios até aos nossos dias. As dificuldades que se encontraram até se estabelecer uma comunicação coerente entre o homen e a máquina, a partir daí tornou-se muito mais fácil a programação e a criação de novas maneiras de armazenamento de dados desenvolveu-se o software e o hardware tornando-os mais rápidos e com maior capacidade de memoria. Em 1833 surgiu o primeiro computador. Charles Babbage faz projecto da máquina analítica, nela era possível fazer todas as operações, mas, o grande detalhe é que essas operações tinham que ser programadas por meio de cartões. Babbage ainda tentou fazer a primeira máquina com que ela imprimisse os resultados dos cálculos, mas por falta de apoio financeiro e político não concluir sua pesquisa.
Em 1946, o Eniac, primeiro computador do mundo, foi apresentado ao público e revolucionou o cálculo de balística da época. O computador era um “monstro” de 30 toneladas, que ocupava 180 m2 e realizava 5 mil operações por segundo.
O computador foi com certeza a melhor invenção de todos os tempos, apesar de se iniciar apenas como uma máquina de fazer simples cálculos matemáticos hoje em dia tem um papel fundamental na vida de cada um de nós. Desde as tarefas mais simples as mais complexas tudo se resume ao uso do computador como por exemplo a interactividade entre utilizadores nas redes sociais, compras on-line, pagamentos, ver filmes, ouvir músicas, jogar e desempenhar outras tarefas ligadas ao mundo profissional como armazenamento e tratamento de dados de clientes, como um simples movimento da conta bancária, consulta da caixa de e-mail, etc.
A evolução desta fantástica máquina não terá limites e procura cada vez mais dar resposta aos problemas que se vão aparecendo.Não consigo imaginar a sociedade de hoje sem o computador, acho que o mundo seria um caos autêntico sem termos acesso a informação, era como se apagássemos uma luz e ficássemos as escuras.

CLC – NG5 – DR2

Trabalho elaborado por:

Nélio Freitas

A máquina que mudou o mundo e a evolução dos computadores:


A Máquina que Mudou o Mundo é o maior o mais completo documentário sobre a história da computação já produziu, mas desde o seu lançamento em 1992, ele se tornou praticamente extinta.
O documentário “A Máquina que Mudou o Mundo” estava quase perdido, mas foi salvo de algumas cópias em VHS e é impressionante.
O primeiro episódio começa falando dos computadores em um tempo em que eles ainda eram pessoas que anotavam seus cálculos no papel.
O documentário também fala sobre o
ENIAC, o primeiro computador eletrônico do mundo, que foi feito para ganhar a guerra, mas só ficou pronto depois do final dela, e não deixa de citar o outro lado desta história com Konrad Zuse, inventor do Z1, o primeiro computador funcional e da primeira linguagem de computador de alto nível.
Há exactamente 63 anos foi anunciado a criação do primeiro computador do mundo sendo digital electrónico.
O computador começou a ser fabricado em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, para auxiliar o exército norte-americano a fazer cálculos de balística. O computador pesava 30 toneladas e ocupava 180 m2 de área construída e ficava alojado em uma sala de 9m por 30m, possui exactamente 17.469 válvulas, 70 mil resistências, 10 mil condensadores, 1500 relés e emitia cerca de 200 KW de energia.
Em sua época ele era considerado “mais rápido do que o pensamento”, era o que dizia os repórteres da época e conhecido como a máquina que mudou o mundo. Ele representou até então um grande passo para o avanço da informática.
A tarefa exigia tanta paciência que os homens se negavam a exercê-la e apesar de ter recebido inúmeros elogios da comunidade científica durante anos elas foram malvistas pela sociedade e pelos próprios colegas de trabalho.

Breve resumo das gerações dos computadores:
1ªGeração: Os computadores dessa época eram gigantescos e consumiam muita electricidade, continham mais ou menos 17 mil válvulas.2ªGeração: Foi inventado o transístor, logo as válvulas foram substituídas por eles, por serem bem menores e consumia menos energia.3ªGeração: Surge, os circuitos integrados, que uniam transístores, capacitares e outros componentes electrónicos em um único componente.·4ªGeração: Nessa geração que os computadores começam a chegar nas casas, tinham microprocessadores e ficaram ainda menores.5ªGeração: Ai entra os super computadores, inclusive o da NASA e a robótica.
Desde os anos 60 os computadores vem revolucionando o mundo, naquela época era muito usado para fazer cálculos complexos, hoje eles tem diversas utilidades principalmente com os sistemas embarcados. Eles são usados nas mais diversas áreas, veja algumas delas: nós negócios, na medicina e na saúde pública, na educação, na ciência, na arqueologia, na engenharia e arquitectura, na manufactura, na área legal, no cumprimento da lei, no governo, nas forças armadas e no entretenimento. Os computadores revolucionaram todas estas áreas, mas vale ressaltar, negócios e na educação. Com a chegada dos computadores os negócios ficaram mais práticos, principalmente no comércio, com a implantação do e-commerce as vendas ficam mais acessíveis, posso citar vários exemplos como Submarino, Americanas, Mercado Livre e podemos fazer compras até no exterior, ThinkGeek, Deal extreme, eBay entre outras lojas. A educação se tornou mais dinâmica quando os computadores se popularizaram, os meios de pesquisa aumentaram e consequentemente o aprendizado melhorou.


Trabalho elaborado por : Ana Andrade nº3 S2

Na secção de CLC, o professor Paulo Lopes passou um filme sobre a invenção do computador. Nesse filme havia um documentário muito importante de 1992 que falava sobre William Shanks que calculava números à mão, e de Charles Babbage que não se conformando com o erro humano desenvolveu o motor da diferença, o primeiro motor mecânico. Cem anos mais tarde, o engenheiro alemão Konrad Zase construiu o Z1, o primeiro computador de aplicação genérica funcional usando contagem de binária com relés de telefone.
Actualmente, podemos dizer sem o computador, “o mundo para”. Com o crescimento da população e o desenvolvimento do capitalismo surge novas necessidades para o ser humano. Armazenar quantidades de dados e informações é um grande desafio. Com a informática realizamos trabalhos de pesquisa interdisciplinar, visando, conhecimento e técnica.
Com o computador encontramos pessoas, fazemos amigos, criamos laços de amizade, tiramos dúvidas, comunicação à distância. Também é possível ver todo o tráfego aéreo mundial em tempo real (altitude, velocidade, destino etc.). Na Bolsa de Valores podemos verificar uma mudança positiva, esta acaba de ficar dez vezes mais rápida que a anterior, a função da nota Interface é inserir, modificar e cancelar ofertas no MEGABOLSA. Na Banca também podemos assistir a um elevadíssimo progresso tecnológico, porque como todos nós sabemos, não podemos depositar ou levantar dinheiro sem estar o computador a funcionar.
Enfim, podemos dizer, estamos totalmente dependentes dos meios de comunicação social, especialmente o computador.

CLC – NG5 – DR2

Trabalho elaborado por:

Ana Lídia Mendes de Freitas n.º 16

A MÁQUINA QUE MUDOU O MUNDO


“The Machine That Changed the World” - A Máquina que Mudou o Mundo. Vimos este documentário na sessão de CLC com o formador Paulo Lopes.
Produzido pela WGBH Boston e pela BBC de Londres em 1991. É o maior e mais completo documentário já produzido sobre a história do computador, mas desde seu lançamento, em 1992, tornou-se virtualmente extinto. Fora de edição, e nunca publicado on-line, as únicas cópias disponíveis foram feitas em fitas VHS. Felizmente, esses vídeos foram digitalizados, e estão espalhados pela web. Ainda não estão disponíveis legendas em português, o que dificultou a compreensão por parte de alguns colegas.
Ao contrário da maioria dos documentários, este dedica-se não apenas à cobertura dos fatos históricos, mas principalmente à análise dos desafios científicos e tecnológicos, relacionando de forma excepcionalmente didáctica os problemas, as soluções e suas implicações
Algumas partes impressionam bastante, como imaginar que antes da computação os cálculos eram feitos à mão. Um matemático do Século XIX passou 28 anos da sua vida calculando o número Pi até sua 707ª casa decimal, um computador faria isso em menos de sete segundos. Sem contar que este matemático cometeu um erro quando estava na 528ª casa decimal, acabando por desperdiçar seus últimos anos de vida em cálculos errados.
O documentário traz imagens raras e depoimentos exclusivos com personagens que fizeram parte da criação dos primeiros computadores, até a gestação da Internet. Obviamente, ele não contempla as evoluções mais recentes, mas ainda assim, é uma jornada fascinante. Imperdível.

CLC – NG5 – DR2

Trabalho elaborado por:

João Silva

A Evolução do computador



O computador nasceu com a II Guerra Mundial, nos E.U.A. A Marinha em conjunto com a Universidade de Harvard e a IBM, desenvolveu o MarkI, um gigante electromagnético em 1944. MarkI ocupava 120 m³, com milhares de redes. O MarkI conseguia multiplicar números de 10 dígitos em 3 segundos.
Em segredo, o exército também desenvolvia seu computador, e este só usaria válvulas. Seu objectivo era calcular as trajectórias de projécteis com maior precisão. Os engenheiros J. Presper Eckert e John Mauchly projectaram o ENIAC: Eletronic Numeric Integrator and Calculator. Com 18000 válvulas, o ENIAC conseguia fazer 500 multiplicações por segundo. Porém só conseguia ficar pronto em 1946, ou seja vários meses após o final da guerra.
Em 1947, um grupo de Stanford inventou o Transístor. Usando elementos semicondutores, os transístores funcionam como chaves, porém são menores, mais rápidos, não esquentam, duram mais e consomem menos energia que as válvulas. Começaram a surgir os primeiros computadores transistorizados.
Daí surgem os "Circuitos Integrados", uma infinidade de transístores fabricados em uma única pastilha. Nos anos 60 surgiu o microcomputador, era do tamanho de uma escrivaninha. Nos anos 70 o microcomputador era bem menor, do tamanho que fosse desejado. Actualmente há computadores que cabem em uma caixa de fósforo. Nesta época grandes computadores conhecidos como mainframes tornaram-se muito poderosos. E não podemos esquecer dos super computadores que calculam a velocidades superiores a 500 mips( milhões de instruções por segundo).

CLC – NG5 – DR2

Trabalho elaborado por:

João Silva

terça-feira, 13 de abril de 2010

Reflexão sobre os trabalhos postados.

No âmbito da formação do curso de educação e formação de adultos, na área de CLC, foi-nos proposto desenvolvermos um trabalho para colocar em blogue subordinado à temática dos telemóveis e as rádio comunicações.O trabalho consistiu na pesquisa de informação sobre os telemóveis, desde a sua evolução, as suas funções, as suas utilidades, pois este já é um utensílio indespensável na nossa vida quotidiana.Os vários grupos pesquisaram informação na internet sobre os telemóveis e as rádio-comunicações.Com a informação que conseguimos de cada grupo, juntámos ao blogue com algumas animações e imagens.Nos diversos grupos só uma única pessoa era responsável pela elaboração e construção do blogue. Porém foi um trabalho muito interessante, pois com este trabalho ficamos a conhecer a evolução do telemóvel e das comunicações rádio desde os primórdios até aos nossos dias.
CLC
NG 5 - DR1
Turma S2
Ana Andrade
Ana Freitas
João Silva
Nélio Freitas
Emanuel Baeta