quarta-feira, 24 de março de 2010

Comunicações Rádio - História dos Telemóveis


O telemóvel foi criado em 16 de Outubro de 1956. O primeiro telemóvel era conhecido como sistema automático de telefone móvel ou MTA, e foi inventado pela Ericsson, um pouco diferente dos pequenos aparelhos portáteis de hoje, ainda que com a mesma funcionalidade. Inicialmente era utilizado em automóveis, barcos, etc., funcionando na onda dos 160MHz e pesava 40 quilogramas.

Há 35 anos, precisamente no dia 3 de Abril de 1973, o antigo executivo da Motorola, Martin Cooper, fez aquela que é considerada a primeira chamada de telemóvel pública da história.

O acontecimento histórico ocorreu em Nova Iorque, na esquina da Rua 56ª com a Avenida Lexington. Pesava mais de um quilo e media cerca 25 centímetros de altura por 3,8 de largura e 7,6 de espessura a bateria durava apenas 20 minutos.

Depois do lançamento do primeiro telemóvel, a evolução foi notória e o tamanho e funcionalidade destes aparelhos expandiu-se. Utilizando inicialmente a tecnologia analógica, o telemóvel era somente usado para falar. A evolução destes equipamentos fez-se de uma forma tão rápida que, desde o seu aparecimento, os fabricantes de telemóveis têm vindo a fazer uma verdadeira revolução no mercado, pondo ao dispor da população uma variedade imensa de equipamentos, cada vez mais sofisticados e capazes de fazer face às necessidades das pessoas.

Estes equipamentos, designados por telemóvel, termo simplificado de “telefone móvel”, surgiram em Portugal em finais dos anos 80, pelas mãos dos CTT/TLP (Correios de Portugal). O mesmo organismo que em 1992 criou a TMN Telecomunicações Móveis Nacionais S.A., a qual iria utilizar o termo "telemóvel" para designar os equipamentos e não o serviço.

Mas rapidamente as operadoras e empresas de telemóveis quiseram ir mais longe e oferecer às pessoas equipamentos mais sofisticados e capazes de enviar mensagens, tirar fotos, filmar, despertar, gravar lembretes, jogar e ouvir músicas. A evolução foi uma constante e apareceram telemóveis. Em Portugal, foram aparecendo outras operadoras para além da TMN: a Telecel, agora designada de Vodafone, a Optimus, entre outras que vão surgindo no mercado com ofertas aliciantes para os consumidores.

Os novos telemóveis reúnem uma panóplia de equipamentos, como é o caso de máquina fotográfica, máquina de filmar, rádio, etc. Alguns telefones, inclusivamente, têm um computador de mão Palm ou PocketPC integrado - são os chamados smartphones (do inglês "smart", inteligente, "phone", telefone).

Caminhamos cada vez mais para a era do telemóvel tipo minicomputador de bolso, onde somos capazes ter tudo o que necessitamos para o nosso trabalho diário, apenas com um clic e um aparelho do tamanho da nossa mão.

Em quase todas as famílias, todos os membros do agregado familiar possuem um ou mais telemóveis, inclusive crianças com menos de dez anos. É principal meio de comunicação, permitindo que as pessoas comuniquem em tempo real. Para os mais jovens as SMS que estão a massificar-se na sociedade actual, tornaram-se uma das principais formas de comunicação. Inventaram também a vídeo chamada que permite ver a pessoa com quem se está a estabelecer a ligação em tempo real. Por outras palavras, os telemóveis traduziram-se num grande avanço tecnológico, que facilitou bastante a comunicação, tornou-a acessível às massas. E na sociedade actual, equiparado por muitos a um bem essencial, tal como a comida, o vestuário, etc.

A principal vantagem dos telemóveis é a de que eles nos tornam a vida mais facilitada. Comunicar atrasos, pedir reboques em avarias numa estrada, deixar de alimentar telefones públicos com moedas ou cartões que nunca estão disponíveis, tratar de certos assuntos sem estar presente, eis algumas das situações possíveis. No entanto, o uso massivo deste aparelho, acarreta grandes desvantagens, nomeadamente, o facto de destruir as relações interpessoais o diálogo entre as famílias e prejudicar a saúde. Quanto mais tempo se passar ao telemóvel maior é a probabilidade de se contrair uma doença, devido às radiações que estes emitem.

Cada vez mais, crianças de tenra idade têm um contacto muito próximo desta tecnologia, primeiro com uma pequena imitação, que encontramos à venda em qualquer superfície comercial, mais tarde com o tem o seu próprio aparelho.

Nas gerações mais novas tem a sua utilização como uma extensão da sua própria vida, ficam horas junto numa mesa sem trocar uma única palavras, simplesmente a comunicar pela via móvel. O telemóvel é muito do que um equipamento que serve para telefonar, serve para tirar fotografias, filmar, enviar mensagens, jogar ou simplesmente enviar um toque.

A dependência desde aparelho e abrangente a todas as classes sociais e a todas as idades, nos dias que correm quase ninguém consegue viver sem um aparelho de telecomunicações móvel, ligado 24 horas por dias. Há pessoas que tem vários aparelhos com números diferentes, Tal é a sua dependência, esquecerem-se do telemóvel em casa é uma dor de cabeça.

Os telemóveis criaram uma nova forma de linguagem: as palavras são encurtadas, por vezes são utilizados símbolos e códigos, fazendo lembrar a escrita primitiva. O não conhecimento destes novos símbolos de escrita torna os utilizadores ultrapassados. O envio de SMS torna-se viciante.

Desrespeitam-se as pessoas que evitam este meio de comunicação. A facilidade com que se pode registar imagens e divulgá-las em tempo real para todo o mundo tem trazido inúmeros problemas de ordem social, tais como a violência e perca de privacidade. Carreiras profissionais e até mesmo vidas familiares são destruídas com uma facilidade e impunidade assustadora.

Em suma, neste momento, seria incongruente abolir os telemóveis em função das suas desvantagens, porém os constantes e avultados investimentos nesta área, assim como, a proliferação das empresas de telecomunicações em todo o mundo, têm contribuído para a criação de muitos postos de trabalho e, para o desenvolvimento tecnológico.


CULTURA LINGUA E COMUNICAÇÃO (CLC)

NG5 - Tecnologias de informação e comunicação (TIC

DR1 - Contexto privado - Comunicações Rádio (Os Telemóveis)


João Carlos Ferreira Silva - Turma : S 2

Ana Lídia Mendes de Freitas - Turma : S 2


Sem comentários:

Enviar um comentário