terça-feira, 11 de maio de 2010

Reflexão sobre o documentário “ The Machine That Changed The World”

A máquina analítica de Babbage's

Nas sessões de CLC assistimos a um documentário sobre a história dos computadores. É um documentário excelente, foi considerado o melhor documentário sobre o assunto produzido até hoje, e quem gosta de computadores não pode ficar por fora desta história e é pena que não haja uma versão em Português.
Antigamente existia um conceito de que se deveria criar uma espécie de máquina que fosse capaz de fazer qualquer actividade. Como uma “Pedra Filosofal“ dos inventores, muitos tentaram criar automóveis que voassem, juntando carros com aviões, mas todos os aviões são péssimos carros e vice e versa. Entretanto o tempo passa e essa máquina surge, criando uma nova Revolução Industrial. Os computadores vieram e tomaram grande parte das nossas vidas.
O conceito que torna o computador tão universal é o fato de ele ser utilizado para as mais diversas actividades, desde estudo e trabalho até entretenimento e lazer.
Este documentário foi produzido pela WGBH Boston e pela BBC de Londres em 1991.
Entretanto desde seu lançamento está praticamente extinto, sendo possível ver o filme apenas em algumas poucas bibliotecas universitárias pelo mundo e em alguns websites que o disponibilizam através de download ou stream.
Novamente graças a essa incrível máquina que é o computador, aliada a uma poderosa ferramenta que é a Internet e uma alma bondosa que digitalizou o filme, podemos ver o documentário na íntegra.
Algumas partes impressionam bastante, como imaginar que antes da computação os cálculos eram feitos à mão. Um matemático do Século 19 passou 28 anos da sua vida calculando o número Pi até sua 707ª casa decimal, um computador faria isso em menos de sete segundos. Sem contar que este matemático cometeu um erro quando estava na 528ª casa decimal, acabando por desperdiçar seus últimos anos de vida em cálculos errados.
Vou ficar devendo mesmo uma cópia em português, o filme é muito raro e por enquanto não existem legendas. Mas se você sabe um pouco de inglês o filme é fácil de entender. Estão aí a baixo as cinco partes, cada uma com uma hora de duração.

CLC – Cultura Língua e Comunicação
NG5 – DR2
Emanuel Baeta Turma: S2

Sem comentários:

Enviar um comentário